Para Vestir a Camiseta: Como Empresas Podem Conquistar o Coração dos Acionistas Usando a Tecnologia

A Occasio International Advisory Services (Occasio) teve o privilégio de conhecer e aprender mais sobre o incrível trabalho que a empresa Sherpany está fazendo na Europa e outras regiões. Abaixo está uma descrição mais detalhada do que a empresa faz, e de suas ideias em termos de futuras tendências e oportunidades nas áreas de relações com investidores.

—-

Em 1929, Frigyes Karinthy chocou o mundo ao sugerir que tudo e todos estão mais próximos do que se imagina. Quase um século depois, ainda estamos aprendendo a nos conectar.

Existe uma teoria chamada Seis graus de separação. Ela foi primeiro citada pelo Húngaro Frigyes Karinthy em 1929. O nome é quase autoexplicativo, mas vamos lá: a distância entre duas pessoas em qualquer ponto do mundo, se considerarmos uma cadeia de relacionamentos do tipo “ele é amigo de um amigo”, é de no máximo cinco pessoas. Em outras palavras, estou à cinco pessoas – seis graus, contando você – de distância do nosso próximo happy-hour. Brincadeiras à parte, o experimento chocou o mundo ao sugerir que tudo e todos estão mais próximos do que se imagina. Quando o assunto é comunicação entre companhias e seus acionistas, estamos recém aprendendo a nos conectar. Quase um século depois.

A verdade é que os desafios em conseguir se comunicar efetivamente com a totalidade da base de acionistas são muitos. Para citar alguns: o número de investidores privados supera o número de colaboradores nos departamentos de relacionamento com acionistas. Os cadastros com informações de contato estão incompletos ou desatualizados. Nos melhores casos, o contato olho-no-olho ocorre apenas uma vez ao ano, na Assembleia Geral. Por menor que seja o mundo aos olhos de Karinthy, os caminhos se mostraram pouco práticos.

Por sorte, a solução está no horizonte. Para sobressair, digitalizar. Abusar da tecnologia para se conectar, literal e emocionalmente. Uma solução que promete dar o que falar é a Sherpany. A plataforma europeia será lançada no Brasil em outubro. Trata-se de um aplicativo que permite interação direta, via smartphone ou computador. Para acionistas, traz como principal vantagem ser um hub de comunicação. Nas palavras interessantísimas da Charlene Li: “o simples ato de ouvir os colegas e deixá-los saber que estão sendo ouvidos é o primeiro passo para a colaboração significativa”.

A Sherpany funciona também como agregador digital. Para eles, apresenta informações das empresas em um portfolio de investimentos que pode ser customizado. Para as companhias, potencializa a gestão de relacionamentos. Isso porque permite que se conectem, comuniquem e se aproximem dos acionistas constantemente. Assim, acompanham suas opiniões de forma simples, pessoal e direta.

Adotar tais ferramentas é uma maneira de se preparar para o futuro próximo. A E.Life divulgou mais insights específicos para o Brasil. Primeiro, que o smartphone se tornou o principal meio de acesso à internet. Segundo, que os jovens estão abertos a outras fontes de informação que não a imprensa. Não há dúvidas: sai na frente quem abraçar a cultura 2.0 hoje e, a médio prazo, se conectar com esse público que vive a tecnologia.

Os resultados podem surpreender. Informar de maneira coerente, sistemática e consistente é o primeiro passo para fortalecer laços de confiança. Ir além e promover a comunicação em mão dupla é essencial para uma gestão eficiente, estável e respeitada. É mais fácil, assim, lhes proporcionar compreensão das orientações de gestores a respeito dos rumos a serem seguidos.

Em um mundo conectado digitalmente, poder e influência estão cada vez mais relacionados à capacidade exponencial de propagação de ideias em rede. Quando um acionista veste a camiseta, incentiva os pares – e o entorno – a fazer o mesmo.

—-

Segue o contato da equipe da Sherpany, por si acaso você quiser aprender mais sobre o trabalho deles:

Scheila Silveira | scheila.silveira@sherpany.com   | +351 92 670 8191 | + 351 93 241 9515

Ioana Bota | ioana.bota@sherpany.com  |  +351 92 302 4817

Occasio team

contact@occasioias.com

http://www.occasioias.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s