As 10 razões pelas quais as pessoas têm sucesso quando dominam o inglês para negócios

Você é uma daquelas pessoas que sempre deixa aprender inglês para depois? Já passou um aperto na hora de uma entrevista de emprego, de falar com um cliente internacional ou simplesmente para dar informação para um turista na rua?

Se a resposta for positiva, leia o post abaixo e veja tudo que você está perdendo por não falar a famosa língua universal.

Às vésperas de sediar os Jogos Olímpicos, em 2016 – os brasileiros apresentam um dos piores desempenhos ao se comunicar em inglês, revela as pesquisas.  De acordo com o EF English Proficiency Index de 2013, o país está na 38ª posição em um ranking que considera 63 países.  A pesquisa foi feita com 750 mil alunos, maiores de 18 anos de idade, que fizeram exames de Inglês.

Ainda se comparamos o nosso país aos outros países dos BRICS, ficamos em último lugar. O Brasil está classificado em 38º no EF EPI, atrás de China, que aparece em 37º, Rússia, em 36º, e Índia – onde o Inglês é língua oficial – em 25º.

Sabendo que o domínio do inglês corporativo está diretamente ligado a inovação e competitividade, a situação do país pode ser vista como preocupante. Menos inglês significa menores índices de inovação, comércio e receita.

Veja mais sobre esses dados na reportagem do Estadão: Nível de inglês no Brasil é baixo e país fica em 38° em ranking.

1. Falar inglês não é mais um diferencial, é uma obrigação

De acordo com uma pesquisa da Catho, 80% das entrevistas em língua estrangeira são realizadas em inglês, mas só 11% dos profissionais brasileiros conseguem se comunicar sem dificuldades. Se você não faz parte desse grupo, comece a estudar agora mesmo.

Vejamos o caso da jovem Elivania Franco, de 21 anos. Formada em gestão de recursos humanos, ela trabalha como recepcionista por não conseguir um emprego na sua área. O motivo ela logo reconhece: é porque não sabe falar inglês. Elivania já participou de entrevistas onde sabia ter um conhecimento técnico mais abrangente mas perdeu a vaga para pessoas que falam inglês.

Veja mais sobre o caso da Elivania e dos brasileiros com baixo nível de inglês aqui: O Globo: Brasileiros não sabem falar inglês: apenas 5% dominam o idioma

2. Ganhe mais

Ainda segundo a pesquisa da Catho, a diferença salarial para quem fala inglês pode chegar a 64% para cargos de supervisão, por exemplo.

3. Inglês é realmente a língua universal

Inglês é o idioma oficial em 67 países e, segundo David Crystal, um dos maiores pesquisadores da língua inglesa no mundo, uma em cada quatro pessoas no mundo já são fluentes em inglês. Deixar de falar inglês é deixar passar de lado a oportunidade de comunicar com essas pessoas. Muitas das quais podem ser extremamente interessantes para a sua vida pessoal e profissional.

4. Tenha mais acesso à informação

Imagina o tanto de informação que é veiculada somente inglês que você perde!

Falar outros idiomas ajuda você a se manter consciente do mundo ao seu redor, pois você tem acesso a mais informações do que normalmente teria. 56% de todo conteúdo publicado na internet é em inglês. Ou seja, por não falar inglês você está perdendo mais da metade de tudo que está sendo publicado na rede.

E não só na internet, por mais que os canais de notícias nacionais transmitam notícias estrangeiras, falar outros idiomas ajuda você a entender e interpretar essas informações de forma equilibrada e neutra.

5. Empresas já mudam sua língua de trabalho para o inglês

Hoje em dia, muitas empresas estão mudando a sua língua de trabalho para o inglês pois compreenderam que diversidade cultural numa empresa melhora as decisões em grupo.

De acordo com uma publicação do The Economist, o movimento começou em empresas de Cingapura, países nórdicos e Suíça, e já se espalhou por toda a Europa. Agora, a moda atinge também as grandes empresas japonesas. O idioma já conquistou os jovens empreendedores do país, que estão se arriscando no ambiente online, e está sendo implantado oficialmente nas companhias da velha economia.

Em breve, pode ser a vez do Brasil.

6. Viaje pelo mundo sem medo

Se você não fala inglês, fica mais difícil de se virar lá fora. Viajar no exterior é uma oportunidade bastante enriquecedora tanto para o lazer quanto para o trabalho.

Falando inglês você também poderá se arriscar em roteiros mais diferenciados. É comum que os países com alta atividade turística “escondam” a vida real dos visitantes, com roteiros turísticos em locais mais bonitos e apresentáveis. Mas se você fala a língua local, então conseguirá explorar o país em todas as suas vertentes e verdades.

Do lado dos negócios, falar inglês melhora a sua autoconfiança em situações desafiadoras como na hora de comparecer a uma conferência internacional.

7. Vantagem concorrencial

Nem mesmo os funcionários de multinacionais se destacam quando o assunto é fluência na língua estrangeira. A GlobalEnglish, empresa que fornece soluções corporativas para o ensino de inglês, fez uma pesquisa com 108 mil empregados de multinacionais em 76 países. Os 13 mil brasileiros que responderam ao teste tiraram nota 2,95 (em um total de 10), deixando o país em 67º lugar.

A maioria das empresas ainda não atentou para a importância de ter funcionários falando bem inglês, e isso pode ser uma vantagem concorrencial. Se sua empresa ou empregador ainda não possui negócios ou parceiros internacionais, você pode usar de sua fluência em outro idioma para abrir esse horizonte.

8. Flexibilidade

Se você sabe falar mais de um idioma então conseguirá pensar com mais flexibilidade e perspectiva para resolver problemas e encontrar soluções.

9. Ganhe pontos com clientes

Conversar com seus clientes em sua língua nativa é um detalhe que faz toda diferença. Além de ganhar mais confiança dessa pessoa, você também mostra respeito por sua cultura e diferenças.

10.  Sinta o prazer de falar um segundo idioma

É muito gratificante responder “Yes, I do” quando alguém pergunta “Do you speak English?”.

Você consegue trabalhar usando o inglês para negócios ou “Business English”?  Sabemos que nas multinacionais do mundo inteiro, dentre os falantes não-nativos da língua inglesa, somente 7%  acham que podem se comunicar bem no trabalho.

Depois disso tudo só resta uma pergunta: O que você está esperando para fazer parte desse grupo seleto?

A Occasio oferece cursos personalizados para você e para sua empresa. Para saber mais sobre os nossos serviços, deixe seus dados aqui.

Occasio team

contact@occasioias.com

http://www.occasioias.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s